top of page

Fique Sabendo

             A prática saudável do Taekwondo favorece o fortalececimento dos músculos e do coração, e a amenizar o declínio das habilidades físicas no decorrer do tempo, os exercícios práticado podem ajudar a manter a independência física e a habilidade para o trabalho, retardando o processo de envelhecimento.

          A idade ideal para se começar a praticar esportes é a partir dos seis anos, a criança deve ser bem orientada e não deve praticá-lo com espírito competitivo, mas sim como uma ajuda no desenvolvimento da psicomotricidade, lateralidade, coordenação motora e equilíbrio. O Taekwondo oferece todas essas características para as crianças e ainda fortalece a auto-estima, confiança e espírito de equipe.

    O Conselho Nacional de Desportos (CND) reconheceu o esporte em 1973. Em janeiro do mesmo ano, o primeiro campeonato brasileiro foi disputado na cidade do Rio de Janeiro. No ano seguinte, o taekwondo foi incorporado pela Confederação Brasileira de Boxe (CBB) como um departamento autônomo dirigido pelo mestre Woo Jae Lee. Já a filiação internacional aconteceu somente em 1975.

        O praticante de taekwondo deve aprender a respirar de forma correta para concentrar sua mente e fortalecer o corpo. O Kihap é uma demonstração de força interna através de grito, que é indispensável para aumentar a explosão nos golpes. “Ki” significa energia, força. “Hap” significa união ou harmonia.

      A campeã mundial Natália Falavigna, principal nome do Taekwondo feminino no Brasil, treina entre os homens para adquirir mais força para as competições. Foi ela quem conquistou a primeira medalha olímpica da história do taekwondo brasileiro - bronze em Pequim.

       A prática do Taekwondo como qualquer outra atividade física libera os hormônios acumulados durante os momentos de stress. Também funciona como uma espécie de tranqüilizante natural – depois do exercício a pessoa experimenta uma sensação de serenidade.

    Robert Rey o Dr. Hollywood, famoso por ser o protagonista da série Dr. 90210, sobre cirurgias plásticas, é um entusiasta da arte marcial coreana. Faixa preta, o médico brasileiro acredita que o taekwondo ajuda a equilibrar a beleza interior, através da disciplina, com a beleza exterior, através dos exercícios.

bottom of page